A comunicação é uma atividade básica da existência humana. Saber comunicar-se com clareza é algo que poucos conseguem fazer. Quando tratamos de comunicação um tema se destaca: a fofoca.
O ambiente corporativo é altamente favorável para as fofocas ou mais popularmente conhecido como "rádio peão" ou "rádio cipó".
Fofocar ou falar mal dos outros é tão antigo que se perde na história humana, mas no meio profissional é algo que traz prejuízos financeiros e no ambiente. Por isso, escrevo abaixo as dicas para lidar com a fofoca no ambiente de trabalho.
5 DICAS PARA LIDAR COM A FOFOCA
1. ÉTICA - o primeiro passo para evitar a fofoca é pensar o quanto a informação que está sendo passada é verdadeira e se vai acrescentar alguma coisa caso seja passada adiante. Pense: o que vou ganhar com isso? Esta informação trará melhoria no ambiente que estou? Irá favorecer os relacionamentos?
2. REFLITA - sempre que ouvir algo de alguém procure primeiro refletir antes de agir. Há pessoas que repassam informações falsas para criar situações comprometedoras. Quando alguém decide agir sem analisar a veracidade das informações poderá se comprometer ou tirar conclusões erradas.
3. SEJA UM EXEMPLO - quem não quer ser motivo de fofocas não deve fazer fofocas. Evidente que isto não garante que falem mal de mim pelas costas, mas certamente evita muitas situações deste gênero.
4. AFASTE-SE - procure afastar-se das pessoas que você percebe que são fofoqueiras. Além de não acrescentarem nada a você, ainda corre o risco de ser visto como um fofoqueiro(a) também.
5. DISTINÇÃO - saiba distinguir fofoca de informação. Fofoca é tudo aquilo que vem com a intenção de atacar alguém, sem conteúdo ou simplesmente com segundas intenções. Há informações que são trocadas na empresa e não estão classificadas como fofoca. Saber distinguir é importante e para isso você pode voltar para a primeira dica. Pergunte-se: é verdade? Irá acrescentar algo para mim ou para a empresa? Proporcionará melhoria no ambiente?
O que você faz para lidar com a fofoca? Já foi motivo de fofoca no trabalho? Escreva, participe, opine.
Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário.
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Parabéns pelo trabalho! Estou dando inicio ao meu sonho: ser consultor, relacionando a minha área (filosofia) com gestão de pessoas!
ResponderExcluirMais sucesso sempre!
Francisco, agradeço o comentário e vejo que cada vez mais os filósofos estão encontrando um caminho muito positivo para conciliar a teoria e a prática, principalmente no mundo corporativo.
ResponderExcluirachei muito interessante a dica sobre fofocas no trabalho, pois já passei por algo parecido.
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