O sucesso e o fracasso não acontecem por acaso. Há inúmeros exemplos onde os bem sucedidos apontam que o resultado positivo, ocorreu em função de um bom planejamento aliado a disciplina de sua execução.
Há quem prefira deixar a vida levar. Certamente será levado para qualquer lugar. Porém, aquele que define objetivos pessoais e profissionais geralmente chega onde pretende.
Portanto, planejar é preciso. Executar o planejamento com disciplina e flexibilidade também. Veja abaixo as cinco dicas para um bom planejamento de vida e carreira.
5 DICAS PARA PLANEJAMENTO DE VIDA E CARREIRA
DEFINA SEUS OBJETIVOS - Exercite visualizar dez coisas que você gostaria de obter no período máximo de três anos, cinco que digam respeito a aquisições pessoais e cinco relativas a aspectos profissionais. Escreva cada um colocando prazos para início e término, recursos e pessoas necessários para sua realização e outros detalhes que achar necessários. Defina também suas etapas e fases. Estabeleça critérios para avaliar os avanços e possíveis interferências no alcance dos objetivos. Esteja preparado para os imprevistos.
TRACE OS CENÁRIOS - Comece com uma análise do cenário atual. O que está ocorrendo a seu redor que gera um impacto direto, seja positivo ou negativo. Analise as tendências. Que futuro espera você? Quais as perspectivas que você visualiza para sua vida pessoal e profissional? Isso ajudará você a distinguir as ameaças das oportunidades e agir de modo mais focado.
AVALIE SUAS COMPETÊNCIAS - Faça uma autoanálise de suas competências. Qual seu histórico pessoal e profissional? Em que você se destaca dos demais? Quais suas habilidades e características positivas que podem ajudar a crescer pessoal e profissionalmente? O que precisa melhorar? O que e como fazer para aprimorar os aspectos deficientes em sua formação ou comportamentos? Peça auxílio a outras pessoas confiáveis caso tenha dificuldade em mapear suas competências e pontos fracos. Planeje as ações para seu desenvolvimento.
FAÇA SEU MARKETING PESSOAL - Após ter identificado seus objetivos, cenário atual e tendências, suas competências e pontos a aprimorar, chegou o momento de estabelecer sua estratégia de divulgação - seu marketing pessoal. Faça contatos (networking), invista nos relacionamentos, nos eventos, na sua imagem.
MONITORE SEU PLANO - É fundamental que você faça o monitoramento constante e os ajustes necessários. O planejamento de vida e carreira não pode ser inflexível, muito pelo contrário. Deve acompanhar as mudanças da vida, mas sem interferir em seus objetivos. Caso os objetivos não estejam claros e firmes o plano não será efetivo. Faça uma medição a cada três meses pelo menos. Não deixe para realizar o acompanhamento uma vez por ano.
Portanto, aja de forma realista, mas positiva. Aposte mais no seu desenvolvimento: estude mais, leia mais, seja curioso, não espere dos outros o que você pode fazer a si mesmo! Observe o quanto você progrediu na busca dos seus objetivos. Honre o que precisa ser feito, execute as ações necessárias.
Procure presentear-se a cada vitória conseguida. Faça isso sem culpa – você o mereceu! Aprenda com os próprios erros. Observe o que não deve ser repetido.
Envie seu comentário. Você faz o planejamento de vida e carreira? Qual sua experiência sobre o tema?
Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário.
Clique aqui e veja mais dicas sobre carreira, marketing pessoal e qualidade de vida
Rogerio, parabéns pelas dicas úteis que você publica. Vou procurar colocar em prática meu plano pessoal para 2010. Um abraço.
ResponderExcluirAs dicas que você apresenta são muito importantes e práticas. A palestra que você apresenta sobre este assunto é também bastante útil pois podemos praticar o que você explica aqui. Gostei bastante do texto e da palestra. Espero que tenha mais.
ResponderExcluir