Comunicar é uma atividade natural do ser humano e uma necessidade. Através da comunicação nos relacionamos, trabalhamos, expressamos sentimentos, aprendemos e ensinamos, enfim: vivemos. Porém, comunicar de forma assertiva é uma arte. Veja abaixo as cinco dicas para uma comunicação assertiva no trabalho e nas relações sociais.
5 DICAS PARA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
1. CONHECIMENTO - saiba o que vai falar, antes de sair proferindo palavras e gestos. Pessoas que insistem no "eu acho" tornam-se desacreditadas em pouco tempo. Fale sobre o que você sabe ou tem experiência, mesmo quando for uma opinião.
2. SEJA DIRETO - pessoas que falam, falam, mas não dizem nada, ou simplesmente enrolam também tornam-se péssimos comunicadores. O cuidado é para não ser agressivo. Esta é a diferença entre assertividade e agressividade. A comunicação assertiva é direta ao ponto, sem rodeios, enquanto o agressivo faz julgamento de valor, ataca, impõe suas idéias e informações.
3. CUIDE DA LINGUAGEM - uma das falhas mais comuns na comunicação do dia-a-dia é falar e escrever sem os devidos cuidados com o idioma. Na comunicação falada já é difícil de ouvir determinados erros de linguagem, mas na comunicação escrita é pior ainda. Cuidado.
4. USE A EMPATIA - procure se colocar no lugar do outro. Será que a outra pessoa está entendo o que você comunica? Será que você está tagarelando sem deixar os demais também se comunicarem? Enfim, faça o exercício de pensar como seria estar do outro lado enquanto você se comunica.
5. LINGUAGEM CORPORAL - preste atenção a linguagem corporal. Como sabemos a comunicação é feita basicamente da linguagem falada (escrita e oral) e a corporal. Muitas pessoas não prestam atenção a própria gesticulação e a do outro. Fique atento. Existem diversos sinais que demonstram se a conversa está agradável ou chata. Pesquise a respeito e presta atenção na reação das outras pessoas enquanto se comunica.
Para uma boa comunicação é preciso auto-crítica e uma boa dose de treino. Preste atenção aos outros para aprimorar sua própria maneira de se comunicar.
Qual sua dica para uma comunicação assertiva? Escreva, participe.
Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário.
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Olá.
ResponderExcluirCom relação a linguagem corporal, acrescentaria que a "entonação da voz" é extremamente importante quando usada no momento certo. Todos já tivemos um professor que nos dava sono em sala de aula por não saber trabalhar a entonação. Atualmente trabalho com cursos a distância e vejo essa falha constantemente.
Abraços,
Sonia Breda (soniabreda@terra.com.br)
Parabéns por mais estas valiosas dicas. Concordo com a Sônia, pois a forma como as pessoas falam é muito importante para tornar a comunicação mais ou menos assertiva.
ResponderExcluirConheço gente que fala de um jeito que parece estar brigando com todos e o contrário também.
Olá,
ResponderExcluirNa verdade, a maneira de se comunicar está diretamente relacionada à maneira de ser, assim como a maneira correta de se escrever está relacionada diretamente relacionada à correta maneira de se falar.
Abraços
Pedro Dias pedroemo@ig.com.br
Este tópico assim como os outros são super enriquecedores... Confesso que de agora adiante prestarei mais atenção na linguagem corporal das pessoas, quando começar a gesticular!
ResponderExcluirGrata por este instante de aprendizado :)
Muita leitura, visando o desenvolvimento pleno do vocubulário, e como vc bem mencionou, o conhecimento real daquilo que pretende explanar...
ResponderExcluirOlá, tema importantíssimo para reflexão tanto nas Organizações como para as pessoas. Parabéns!
ResponderExcluirRoberto
Olá Rogério. Ja faz tempo que não tinha noticias do seu trabalho. Os exemplos que apresentou sem dúvida nenhuma garantem um ótimo exercício. E na verdade como pouco conhecedor do assunto eu inclui a minha lista a ponderação emocional. Recentemente entrei em um ônibus e perguntei ao cobrador deste se conhecia um certo estabelecimento de referência. Com a resposta pedi-lhe que me avisa-se quando estivesse próximo. R3econheço estava em um dia um tanto desconfortável comigo mesmo e talvez minha voz não tenha saído com muita firmeza. No final das contas fui parar no ponto final a mais de 10 minutos do ponto desejado quando o mesmo cobrador sinalizou ser o ponto final. Questionei-lhe o não aviso e insistiu em afirmar que eu não o pedi isso. Senti meu sangue ferver de raiva e a situação parecia propicia para uma discussão. Segurei-me e o cobrador avisou-me que me colocaria em outro onibus para chegar ao meu destino. Seguindo a viagem avistei uma empresa que fez imediatamente pegar papel e caneta para anotar o site, quando então fui surpreendido com o questionamento nada amistoso do cobrador: Você esta anotando o 0800 (reclamações). Não estou apenas anotando o dite daquela empresa, apontei...
ResponderExcluirComo você mesmo diz, comunicar é uma arte e o perigo esta nos detalhes.
Abraços e parabens
Realmente a comunicação é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho e também para o relaiconamento com as pessoas que convivemos. Muitas confusões acontecem por causa disso.
ResponderExcluirUma boa comunicação é aquela em que as pessoas envolvidas entram em sintonia. Repetir os gestos do outro discretamente, faz com que o diálogo fique mais agradável. Numa entrevista de emprego esse metodo ajuda bastante ao entrevistado ficar mais calmo e tranquilo.
ResponderExcluirLoreane Lacerda
e-mail: lorytur@gamil.com