É fato que o ser humano necessita de simbolos para representar a vida em sociedade. Por isso utilizamos diversos deles no dia-a-dia: sinalização de trânsito, bandeiras e flâmulas, camise de time de futebol, lemas pessoais etc.
No Rotary há uma simbologia interessante que são os lemas rotários. Eles representam de forma prática a ênfase que será dada naquele ano rotário.
O Lema do Rotary Internacional para cada ano rotário
O Compêndio Histórico do Rotary cita os lemas, de cada ano rotário, a partir de 1954-55, quando o presidente Herbert Taylor, autor da Prova Quádrupla, apresentou seis objetivos para o seu ano rotário:
1) aprender do passado e agir;
2) compartilhar com os outros;
3) aplicar a Prova Quádrupla;
4) servir à Juventude;
5) boa vontade internacional;
6) bons rotarianos são bons cidadãos.
A partir de 1955-56, o lema do ano rotário foi simplificado para uma só palavra, ou uma frase, e esses motes emulativos passaram a constituir a motivação principal, não somente dos presidentes do RI - que os idealizam -, como também dos governadores e dos presidentes dos Rotary Clubs.
Esses dirigentes máximos se esmeram para que a divisa do ano rotário seja objetiva e abrangente, numa demonstração da internacionalidade do Rotary também em termos de unidade de propósitos. O lema anual é, portanto, a bússola que nortea o trabalho rotário na busca de uma meta comum, proposta pela sintética mensagem de estímulo e de incentivo. (fonte: Brasil Rotarário)
Os lemas oficiais do Rotary são:
Passei aqui e achei muito interessante Antonio
ResponderExcluir