Trabalhar com o que gosta é fundamental para fazer cada vez melhor aquilo que se propõe a fazer. Isso é básico. A máxima é: gostar do que faz e fazer o que gosta = sucesso.
Hoje realizei mais uma apresentação para profissionais, empreendedores e empresários da Bahia (VI Congresso Estadual do Empreendedor - FACEB). Como é bom terminar o dia com a energia positiva e contagiante das pessoas vindo cumprimentar, conversar e comentar sobre o que ouviram e participaram.
Essa troca de energia agradável que acontece quando tocamos o sentimento das pessoas. É fruto do resultado de quando gostamos do que fazemos. Há reconhecimento.
Há uma frase de Martin Luther King que resume exatamente este pensamento: "Se você for um varredor de rua, seja o melhor varredor do mundo. Varra as ruas como se fosse Beethoven compondo, Leonardo da Vinci pintando ou Sheakspeare escrevendo. E as pessoas dirão: por aqui passou o melhor varredor de ruas do mundo."
Há quem diga que é difícil trabalhar com o que gosta. Porém, discordo. É preciso ter coragem para mudar e arriscar. É mais fácil escolher o caminho simples e cômodo. Difícil é tudo que não foi tentado.
O que dá prazer a você? Você faz o que gosta? Sempre há tempo de mudar. É preciso ir em busca daquilo que dá prazer. Melhor quando associamos prazer e resultados. Não há resultado sem esforço, dedicação, preparação, treinamento e paixão. Faça a diferença você também... escolha ser o melhor em tudo o que você faz!
Adorei seu texto, é fundamental fazer o que gosta. Para ter sucesso profissional é preciso ter prazer naqulo que faz e só se terá prazer gostando.
ResponderExcluirSempre falo aos meus orientados - No final do nosso trabalho não me importa se você escolha ser engenheiro ou lixeiro, o que me importa que é você esteja consciente que a sua o fará feliz.
Gostei da sua mensagem positiva e otimista.
ResponderExcluirObrigado Inez e Henrique. Tenho a certeza que fazer o que gosta é que nos fazer fazer melhor. É preciso ter coragem para assumir e realizar o que gosta.
ResponderExcluirRogerio, assisti sua palestra no VI Congresso Estadual do Empreendedor, aqui em Salvador, e adorei. Você foi o melhor palestrante do evento, parabéns. Sua energia é cativante. Como faço para comprar seu livro.
ResponderExcluirQue Deus te ilumine sempre.
Jussara Alves Cavalcante
Boa noite Rogério!
ResponderExcluirEncontrar o teu blog foi um verdadeiro 'achado precioso'.
Sabe, eu vivo pulando de galho-em-galho, pois sinceramente, não faço o que gosto. Comecei um curso superior, o qual tranquei, pois não tinha nada a ver comigo.
Desde que comecei a fazer meu blog, só aumenta a minha vontade de encarar o jornalismo, acho que é essa idéia que me move. Entretanto, sempre tive receio de arriscar, sabe, do futuro profissional e tals...
Ler a tua postagem foi a cereja do sunday do meu desejo de dar uma guinada na vida.
Só tenho a agradecer!
Sei que este texto não foi escrito diretamente para mim, mas caiu como uma luva!
Gracias!!!
Kiso!
http://garotapendurada.blogspot.com/
eis a receita para crescer profissionalmente, simples e direta , sem excessos.
ResponderExcluirPreciso dessa coragem pra me arriscar pq minha vida tá ruindo. Perdi o gosto.
ResponderExcluirOlha eu em baixo da Nat de novo. Criei um monstro, estou levando essa menina para o jornalismo! rs
ResponderExcluirSobre sua postagem, uma outra frase:
'Minha mãe dizia que se eu fosse para o exército para me tornar um general; se fosse para igreja para aspirar ser o Papa; eu quis ser pintor e me tornei Picasso'.
Falar o que depois dele? Abç
É, nem todo mundo faz o que gosta, mas não custa nada aprender a gostar do que faz! Se você não encontrar aquilo que da prazer, encontre prazer naquilo que fez.
ResponderExcluirFazer algo bem feito, ser bom no que faz sempre vai dar prazer, não importa qual atividade seja!
Abraços
Pessoal, estou gostando do nível dos comentários. Está bem interessante. Vale ressaltar que é preciso buscar o melhor em tudo o que fazemos... sempre. Se não sabe fazer algo, mas tem vontade vá atrás, aprenda, procure saber. O esforço e dedicação são fundamentais.
ResponderExcluirÉ... não tem como não concordar com você!
ResponderExcluir=)
Tentar colocar isso em prática... hoje!
Olá, Rogério. Foi difícil escolher em qual de seus blogs eu entraria. Acho que escolhi bem.
ResponderExcluirConcordo com tudo o que colocou, e ainda acrescento um fator. Há pessoas que, infelizes com seu trabalho, se dedicam ao convencimento próprio de que aquele é o trabalho que amam. POr mais infelizes que estejam, acham que não vale a pena mudar e "jogar fora" o investimento e tempo dedicados a sua formação.
Sucesso em suas palestras.
(respondi sua mensagem em meu blog. Obrigado pela visita: http://bemcontar.blogspot.com)
André, pior são aqueles que não gostam do que fazem e ficam reclamando sem fazer nada a respeito.
ResponderExcluirEscrevi um tempo atrás outro post sobre estas pessoas que só reclamam. É preciso agir. Fazer acontecer.
Uma coisa que me entristece de verdade é que sei que não faço o que gosto, mas não consigo deixar a profissão pra tentar o que realmente gosto: cartunismo (desenhar quadrinhos). Ainda mais sabendo que os quadrinhos atravessam uma crise terrível desde o início dos anos 90... e não dá mostras de revigorar.
ResponderExcluirMas, um dia, ainda chego lá. Minha profissão atual (advogado) é até prazerosa; mas não chega perto do prazer que me dá desenhar :(
Abraços o/
fazer o que se gosta e o principal em qualquer coisa.
ResponderExcluirFazer o que gosta é fundamental.
ResponderExcluirMas para chegar lá, às vezes é preciso passar por cargos ou empresas que não são exatamente o que queremos.
Estou nessa fase, porém sei que o esforço de agora será recompensado no futuro.
Parabéns pelo blog.
Olá, Rogério. Coloquei um selo para você no meu blog:
ResponderExcluirhttp://bemcontar.blogspot.com/2009/03/selos-pra-que-te-quero.html
Eu faço o que gosto e por isso mesmo sou muito feliz com meu trabalho. Porém tenho muitos colegas que vivem reclamando e não fazem nada para mudar.
ResponderExcluirPrezados,
ResponderExcluirNem sempre fazemos o que gostamos, mas é preciso ter em mente que é importante ir em busca daquilo que dá satisfação.
Ah eu pretendo fazer o que gosto...musica...e irei lutar pra conseguir
ResponderExcluirVocê é o máximo, Rogerio!
ResponderExcluirEm meu horário de serviço, encontrei o seu blog e adorei suas "dicas".. Sabe falar e é extremamente delicado nas suas colocações..
Te agradeço em nome de todos!