Quantas vezes você ouviu alguém dizer: ai que preguiça de levantar cedo; ai que preguiça de ir para a academia; ai que preguiça de fazer algo que não gosto ou que gosto...
A preguiça é algo que incomoda muita gente, principalmente quem não está com preguiça. Preguiça leva a mais preguiça. Já percebeu como é contagiante? Aqueles dias onde não fazemos nada parece que dá mais preguiça.
No wikipedia encontrei a seguinte definição: "A preguiça pode ser interpretada também como aversão ao trabalho, negligência, indolência, morosidade, lentidão, pachorra, moleza, dentre outros.
O preguiçoso, conforme o senso comum, é aquele indivíduo avesso a atividades que mobilizem esforço físico ou mental. De modo que lhe é conveniente direcionar a sua vida a fins que não envolvam maiores esforços.
A preguiça é algo que pode ser combatido e pode ter motivações psicológicas ou fisiológicas."
Combater a preguiça é algo que gera esforço, dedicação, tempo e tudo isso vai contra o princípio da preguiça. Por isso, é difícil quebrar o círculo vicioso que se forma em torno da preguiça.
É algo que depende quase exclusivamente da própria pessoa. Por mais que alguém tente estimular, criar motivação ou incentivo... se não houver um impulso interno, uma disposição pessoal para reagir... nada feito.
Portanto, sempre que der aquela sensação de preguiça não se deixe abater. Procure agir ou ter pensamentos que estimulem a não se acomodar. Pense nos resultados de suas ações e o que elas podem provocar de positivo. Reaja. Inove, mude, faça diferente. A mudança é um ótimo fator de desacomodação e evita a preguiça.
E você? Você tem preguiça de quê? Escreva, opine, participe... deixe de preguiça!
22 de abril de 2009
19 comentários :
PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
noooossa, pergunta facil essa.
ResponderExcluirE você? Você tem preguiça de quê? quase tudo, preguiça de levantar, de sar do pc, de ir pra uma balada .. :) :*
utimamente to com preguiça de quase tudo, hj nem fui malhar de preguiça
ResponderExcluirkkkkkkkkkk
Oi, Rogério! Muito legal o seu artigo. faz todos pensarem sobre preguiça. Confesso que estou me policiando para não usar essa palavra e trocá-la por cansaço...mas é um exercício difícil...hehehe...tenho preguiça de engarrafamento, de ônibus lotado e de falta de educação.
ResponderExcluirAbraço
Gente... quanta preguiça... (hahahaha).
ResponderExcluirA idéia é essa mesmo... eu tenho vezes que me dá uma preguiça de escrever no blog... mas começo a escrever e a preguiça vai embora.
Interessante este tema. Tenho preguiça depois que almoço, mas depois passa.
ResponderExcluirOlá Professor! quanto tempo? Bom era para ter feito este comentário ontem, mas tive preguiça de ler o texto rsrs
ResponderExcluirGostei muito da matéria e agora vou procurar seguir essas orientações e espantar a preguiça...
Abração
Paulo Rogério
Paulo e Sandra, é isso mesmo... preguiça que vem é a preguiça que vai... esta é a melhor... afinal, é inevitável alguns momentos de preguiça. O importante é não se deixar levar por ela.
ResponderExcluirTem dias que eu simplesmente tenho preguiça de viver!
ResponderExcluirDa tanto trabalho, não?!
Mas é... fazer o que, né?! No fundo no fundo é bom curtir o ocio!
Preguiça tem que servir para motivar: o cara que levanta nesse frio de sua cama quentinha é um campeão!!! rsrsrsrs
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog e pelo seu trabalho Rogério, gostaria que vc visitasse o meu:
http://tempo-horario.blogspot.com/
Trato nos últimos três textos do filósofo Kant, são textos produzidos por minhas próprias mãos e não tenha preguiça de ler hein? rsrsrsr
Abraços!
BRUNO
Caramba que tema interessante. Eu tenho preguiça de assistir TV. Acho chato pra caramba. Prefiro sair, conversar com amigos, fazer qualquer outra coisa.
ResponderExcluirAbraço
Felipe
Eu tenho preguiça de acordar cedo dps de uma noite mal dormida; de faxinar a casa; de ler textos mtu grandes em blog (graças a Deus não eh o seu caso, por isso li tdinhu )... enfim...
ResponderExcluirPreguiça demasiada num eh saudavel, mas morgar as vzs eh taummmmmmmmmmm bom! =p
Bju
opa
ResponderExcluircara manero teu blog
preguiça eu tenhu de estudar hahah
tenhu um blog de cinema e publicidade da uma olhada
http://publicandobr.blogspot.com
Tenho preguiça de levantar quando tá muito frio e chovendo. Acho que nessa hora todos ficam com preguiça...rs!
ResponderExcluirhttp://damasdevermelho.blogspot.com
Que coisa boa!
ResponderExcluirEntão bem vindo ao filosofia de pára-choque!
Passarei mais vezes por aqui tb....
Nossa, e esse artigo veio em boa hr... ultimamente tenho adotado "a preguiça como método de trabalho" (titulo de um livro do quintana que adorei).
ResponderExcluirah eu tenho preguica d td cara
ResponderExcluirauhahuahuauhauhauhauhahuuha
se puder
http://t-crespi.blogspot.com
vlw
Olá, excelente artigo, realmente a preguiça atrapalha a vida de muitas pessoas que acabam perdendo o melhor da vida, na verdade não sabe aproveitar, lutar, para alcançar seus objetivos. Muitos alegam cansaço, idade, mas na verdade não passa de mera preguiça, não existe tempo dequado para buscar o melhor para si. Eu confesso que também tenho que mudar um algumas atitudes com relação a preguiça, rsss, mas é assim mesmo o importante é correr atrás.
ResponderExcluirSeria preguiça sinonimo de indisposição?
ResponderExcluirNo meu caso o fator é fisiológico....segundo meu médico o hipotireodismo causa indisposição.
Mas vendo o comentario do Wander,realmente essa vida em sociedade causa muita "preguiça"!!!
Gente... preguiça de tudo é demais... mas fazer o que né... Este tema é interessante porque as pessoas pelo menos não tiveram preguiça e vergonha de dizer...
ResponderExcluir