O assunto deste começo de semana é a nova volta por cima do fenômeno: Ronaldo. No último domingo o jogador, atualmente no Corinthians, entrou no segundo tempo de jogo, acertou um chute de fora da área que bateu na trave, deu alguns passes e alguns dribles, mas o mais fenomenal ainda estava por vir. Nos acrécimos do jogo ele fez o gol de empate.
O que isso tudo tem a ver com o mundo corporativo? Muito, pois estamos falando de resiliência. O termo resiliência é utilizado para caracterizar os materiais que possuem uma grande capacidade de recuperação. Ou seja, resiliente é aquele material que após sofrer uma forte pressão, consegue retornar ao seu estado original.
Algum tempo os consultores e profissionais de recursos humanos tem empregado este termo para designar pessoas que após sofrerem muita pressão conseguem manter seu equilíbrio físico e mental.
Ronaldo é um resiliente. Após passar por sua terceira cirurgia no joelho, voltou a campo, ainda fora de forma, mas comprovou a capacidade humanada de superar os desafios. Qual o diferencial? Não é mais o dinheiro ou a fama, pois os dois ele já tem.
Segundo o próprio jogador a vontade de mostrar que é capaz. De mostrar para si mesmo sua habilidade em driblar os obstáculos da vida.
E você? O que tem feito quando sofre alguma pressão? Quando está diante de alguma dificuldade? E quando passa por alguma derrota? O que faz? O que sente?
O fato é que o mundo moderno está cada vez mais tenso, repleto de pressões, obstáculos etc. Porém, aqueles que souberem lidar positivamente com tudo isso, de forma resiliente, serão os grandes vencedores. Que diga o Ronaldo.
9 de março de 2009
4 comentários :
PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
É VERDADE MEU AMIGO, ESSE É UM EXCELENTE EXEMPLO.
ResponderExcluirMUITOS ESTÃO PREOCUPADOS EM ESPLORAR O LADO CRAQUE, QUANTOS GOLS ELE IRÁ FAZER? A VOLTA DO FENÔMENO? OK, MAS ESSE LADO NO QUAL VOCÊ EXOLANOU É REALMENTE IMPORTANTÍSSIMO E MUITO INTELIGENTE. UM ABRAÇO E BELÍSSIMA POSTAGEM.
PS.: RETRIBUINDO SUA VISITA.
Olá Rogerio,
ResponderExcluirAntes de ser Ronaldo.... eu já era corinthiano. Mas depois do Ronaldo, aprendi a entender o poder da superação, da garra, e da esperança. O cara é fenomenal mesmo. Parabéns pelo post.... muito propício ao mundo corporativo.
Grande abraço,
Leandro.
Gostei da forma como utilizou o exemplo do jogador Ronaldo. Sem dúvida ele é um grande fenômeno, apesar de cometer alguns erros, como qualquer ser humano. Deve ser seguido como um grande exemplo de superação e força de vontade.
ResponderExcluirAgradeço os comentários... e o Ronaldo continua um fenômeno...
ResponderExcluir