Algumas pessoas tem a idéia de que o Rotary é uma organização de pessoas que se reúnem exclusivamente para realizar festas, jantares ou promover a bajulação e politicagem. Como já escrevi em postagem anterior isso ocorre em alguns clubes de Rotary. Afinal, o ser humano não é perfeito e alguns distorcem os ideais e princípios que estão por trás de todas as organizações. É assim na política, na saúde pública, nas entidades comunitárias, ongs, associações etc.
O fato é que o Rotary tem diversas ações para a melhoria da sociedade mundial. Entre elas, destaco uma ação local que muitos desconhecem, inclusive rotarianos: NÚCLEO ROTARY DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO - NRDC.
Os NRDCs são grupos formados por não-rotarianos comprometidos com o servir. O ideal de servir é, além de um lema de Rotary, uma forma pela qual as pessoas se identificam à construção de sua cidadania. Até para ser solidário com os menos favorecidos é necessária uma organização pessoal e social. É neste ponto que o NRDC surge como uma forma objetiva de praticar o serviço solidário. Sob a supervisão do Rotary Club patrocinador, os integrantes dos núcleos usam suas habilidades para melhorar a qualidade de vida em suas comunidades.
Quando tratamos de NRDC reforçamos a idéia de que nosso papel como rotarianos na comunidade é de apoiar os esforços para que as pessoas conquistem sua dignidade com independência. Isso significa que os esforços devem ser de ensinar, educar, mostrar os caminhos, apoiar, auxiliar, garantir a sustentação dos projetos e, como se usa na linguagem popular, “ensinar a pescar”. Aqueles que preferem agir ao invés de orientar, que preferem fazer ao invés de ensinar acabam criando um núcleo dependente de soluções prontas e, sendo assim, enfraquecido quanto ao seu futuro. É como a história do caroço de abacateiro.
Certa vez um caroço de abacate ia rolando pelo chão quando se deparou com um enorme e frondoso abacateiro. Cheio de galhos, folhas, flores e frutos. Que sombra ele fazia! O conforto estimulava as crianças a brincarem em seus galhos, e aos pássaros morarem entre suas folhas e galhos, além dos viajantes a buscarem abrigo em sua sombra. "Ah, como deve ser lindo ser abacateiro", pensou o carocinho de abacate. E o carocinho ficou ali esperando que uma chuva milagrosa caísse do céu para que ele pudesse germinar...
Ele esperou, esperou e esperou. Mas a chuva não veio. Dias, semanas... Um dia aparece a fada dos abacateiros e lhe pergunta: "Ô carocinho, o que faz você à sombra deste abacateiro?" – o carocinho respondeu: "Estou esperando a chuva cair para virar abacateiro também. A Senhora não pode me ajudar? Transforme-me em um abacateiro como esse, por favor", pediu choroso o carocinho. Ao que a fada respondeu: "Meu querido carocinho, ser abacateiro não é só ser grande não. É saber buscar a terra, o sol e a água. É germinar e aprender a fazer raízes, tronco, galhos, folhas, flores e frutos. Se eu fizer você crescer como irá aprender?"
A fada partiu sorrindo. Ao que o carocinho então refletiu e rolou em busca de um lugar ao sol, longe daquele abacateiro, onde poderia então receber a tão querida chuva.
Todos nós nascemos ávidos por aprender, desde o primeiro passo, e para isso precisamos de apoio para crescer e aparecer. Mas se alguém fizer tudo por nós corremos o risco de não sermos capazes de fazermos sozinhos quando necessário.
. . .
Imagem do Projeto Encontro de Gestantes, promovido pelo NRDC Gente Que Faz, apoiado pelo Rotary Club de São Paulo - Santana (Distrito 4.430), Jd. Princesa, zona norte de São Paulo.
Imagem do Curso Saúde Financeira, promovido gratuitamente pelo NRDC Gente Que Faz, através do Rotary Club de São Paulo - Santana (Distrito 4.430), na comunidade do Jd. Princesa, zona norte de São Paulo.
Olá prof. Rogério!
ResponderExcluirPor que a maior desculpa do ser humano é
não ter tempo? Gostei do seu blog e tem informações e conteúdo relevante. Continuo me formando em Pedagogia,mas vejo que as aprendizagens não cessam pois sempre temos algo importante para aprender com o outro.
É, eu não conhecia o Rotary. Obrigada!
voce foi o primeiro rotariano que me tratou como um ser humano. os outros se consideram seres intocaveis. ganhasse um voto. fui.
ResponderExcluirAdorei a fábula do abacateiro, sério. Eu também quero ser um abacateiro! Pena que é árduo perseguir um feito tão grande quando existem coisas que nos puxam para baixo, às vezes coisas dentro de nós como comodidade e insegurança. Mas quem sabe um dia?
ResponderExcluirSeu blog é muito interessante é realmente relevante, sempre voltarei aqui!
ResponderExcluirAbraços
Jader '
http://pontocriticocultural.blogspot.com/
Muito interessante , vou seguir ele , achei bastante legal :*
ResponderExcluirhttp://takemoments.blogspot.com
legal...
ResponderExcluiréh... realmente naum conhecia o Rotary, mas achei bem legal o conhecer visto de um ângulo já personalizado e objetivo.
ResponderExcluirlgl...
o meu:
www.tonblogando.blogspot.com
gostei do NRDC, interessante seu post ;)
ResponderExcluirwww.freestylepro.blogspot.com
gostei . . .
ResponderExcluirparece até um trabalho burocrático e simples
, mas creio q não seja assim neh
abraços e rotary eu conhecia só por "alto"...agora tenho uma noção embasada do q seja..
atualizei o blog em homenagem a sexta 13...tá mais q
convidado
www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br
abraço e bom fds
Achei bem interessante...
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
bjs ;*
Olá!
ResponderExcluirEu não conhecia essa ideologia do Rotary. A unica coisa legal que eu sabia que tinha era o Intercambio de estudantes.
Meu pai é rotariano e os serviços sociais prestados no clube dele são muito interessantes.
ResponderExcluirAchei um blog que se indentifica com o meu.. Já vou acompanhar as coisas por aqui.
ResponderExcluirAbraços
nunca tinhas escutado falar de rotary
ResponderExcluiragora to sabendo..e vo acompanhar isso aiii!
;)
Nossa, q 10 a histórinha do carocinho!
ResponderExcluirLegal entender mais sobre rotary, termo q aliás, escuto bem pouco!
http://pensooque.blogspot.com/
ResponderExcluirMuito interessante e util seu blog
flw
Muito legal este trabalho. Já conhecia algumas coisas sobre Rotary, mas não isso. Parabéns pelas informações de qualidade.
ResponderExcluirConheço várias pessoas que participam do Rotary. É um trabalho muito importante para a comunidade brasileira e mundial. Acompanho um pouco as ações que são feitas através destes amigos. Está de parabéns por divulgar coisas boas e que agregam valores positivos para as pessoas. Meu abraço a você por esta iniciativa louvável.
ResponderExcluirAgradeço os diversos comentários elogiando a iniciativa em divulgar este tipo de projeto. Como venho dizendo... muitos não fazem idéia da grandiosidade que é o Rotary Club, por isso, tenho este compromisso de postar todas as sextas-feiras algum assunto relacionado.
ResponderExcluirPôxa Rogério, gostaria muito de poder divulgar algumas ações de nosso NRDC "Amigos da Leitura", creio ser importante, para motivar outros clubes a investirem nessa tão importante ferramenta de desenvolvimento humano e social. Pena, que é tão pouco divulgado.
ResponderExcluirAdinilson Almeida
Rotary Club Ferraz de Vasconcelos
Olá companheiro Rogério, gostei muito da definição que você deu ao NRDC, clara e objetiva. Sou do Rotary Club Taubaté Joana Martins Castilho e estamos iniciando um NRDC no município de Tremembé. Adorei seu blog e pode ter certeza de que serei frequentadora assídua.
ResponderExcluirSaudações Rotárias
Vera