Atualmente há um mercado onde a palavra “crise” está bastante distante. O mercado de palestras, sejam elas motivacionais ou não, está em franco crescimento. Nos últimos dez anos vê-se cada vez mais seminários nacionais e internacionais, congressos preparados especialmente para grupos profissionais como: recursos humanos, vendas, marketing, logística, qualidade etc.
O fato é que esta vertente ascendente esconde algumas armadilhas, tanto para o público e os contratantes, quanto para os profissionais que atuam neste segmento. Como todo “boom” que se preze, surgem pessoas e situações que devem ser cuidadosamente analisadas.
Muitos profissionais de empresas acreditam que, simplesmente, realizar uma palestra motivacional fará com que os rumores e boatos sejam encerrados. Outros creem que o fato de contratar uma palestra irá preparar todo seu pessoal para os novos desafios dos próximos anos. E assim vai.
Nessa onda de crescimento surgem os oportunistas. Aqueles que sem preparo e/ou experiência vêem neste mercado uma grande oportunidade crescimento e de fazer dinheiro. Fama e riqueza. Que combinação perfeita. Geralmente para alguém que nunca vivenciou a metade do que expõe. Para cobrir isso, suas palestras são recheadas de efeitos visuais ou frases de efeito e só.
Muitas vezes, o público sai comentando sobre o que acabou de ver e ouvir: fantástico; brilhante; emocionante. Mas, e depois? O que realmente o palestrante disse que vai servir de reflexão ou mudança daqui há dois ou três dias? Que lições verdadeiras serão levadas para casa e para o trabalho. Como elas serão aplicadas no dia-a-dia?
Contratar uma palestra ou palestrante é algo muito mais importante do que se tem praticado ultimamente. Por isso, seguem três dicas importantes para fazer do evento um grande sucesso:
O fato é que esta vertente ascendente esconde algumas armadilhas, tanto para o público e os contratantes, quanto para os profissionais que atuam neste segmento. Como todo “boom” que se preze, surgem pessoas e situações que devem ser cuidadosamente analisadas.
Muitos profissionais de empresas acreditam que, simplesmente, realizar uma palestra motivacional fará com que os rumores e boatos sejam encerrados. Outros creem que o fato de contratar uma palestra irá preparar todo seu pessoal para os novos desafios dos próximos anos. E assim vai.
Nessa onda de crescimento surgem os oportunistas. Aqueles que sem preparo e/ou experiência vêem neste mercado uma grande oportunidade crescimento e de fazer dinheiro. Fama e riqueza. Que combinação perfeita. Geralmente para alguém que nunca vivenciou a metade do que expõe. Para cobrir isso, suas palestras são recheadas de efeitos visuais ou frases de efeito e só.
Muitas vezes, o público sai comentando sobre o que acabou de ver e ouvir: fantástico; brilhante; emocionante. Mas, e depois? O que realmente o palestrante disse que vai servir de reflexão ou mudança daqui há dois ou três dias? Que lições verdadeiras serão levadas para casa e para o trabalho. Como elas serão aplicadas no dia-a-dia?
Contratar uma palestra ou palestrante é algo muito mais importante do que se tem praticado ultimamente. Por isso, seguem três dicas importantes para fazer do evento um grande sucesso:
1. Defina exatamente seu objetivo para a palestra. É comum ouvir pessoas dizendo: “a palestra é pra motivar o pessoal, pois tá chegando o fim de ano e precisamos ter todos motivados pra vender mais”. Certamente, pessoas motivadas vendem mais. A questão é que de nada adianta realizar uma palestra de sensibilização para motivação e no dia-a-dia as pessoas não puderem praticar o que viram e ouviram. É preciso ter coerência entre o evento e a realidade da empresa. Procure fazer um evento onde as pessoas tenham conteúdo prático, informação útil, mas também reflexão sobre postura e comportamento.
"Tomando alguns cuidados básicos qualquer evento poderá ser um sucesso"Um check list básico antes de contratar uma palestra:
- Ter claro o objetivo do evento;
- Estruturar um bom planejamento;
- Escolher um local e equipamentos apropriados para o público e palestrante;
- Estar atento a logística (recepção, organização, alimentação, locomoção, material a ser distribuído);
- Analisar qual é o melhor palestrante para o seu evento (currículo, experiência, depoimentos, adequação ao tema, fazer uma prévia).
Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário e atua no mercado de palestras desde o ano 2.000.
Conheça um pouco mais do meu trabalho como palestrante e instrutor de treinamentos
1. Palestra O Poder da Motivação
2. Palestra O Poder da Liderança
3. Workshop Motivação e Produtividade
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