É comum ouvir de algumas pessoas que palestra motivacional não ajuda em nada... as pessoas participam, dançam, cantam, batem palmas, ouvem palavras inspiradoras e depois... nada!
De fato há palestras e palestrantes que não levam a nada, mas não podemos generalizar. Como em toda atividade há bons e maus profissionais. Muitas vezes parte da decepção decorre do fato que quem contratou a palestra não observou alguns pontos importantes:
1. Propósito da palestra - porque contratar uma palestra?
2. Currículo do palestrante - quem é e o que já fez?
3. Tema da palestra - é adequada para o público e evento?
4. Pós-palestra - e depois da apresentação? o que pretende atingir?
Certamente que há muitos outros fatores importantes, mas quero destacar que é preciso ir muito além da palestra motivacional. Os diversos estudos do comportamento humano apontam que não é possível motivar uma pessoa, mas sensibilizá-la para uma mudança de atitude. O que acaba acontecendo é que se faz a palestra e depois mais nada, confiando cegamente que aquela hora e meia ou duas de apresentação serão suficientes para que todos se mantenham motivados ou sensibilizados eternamente.
É preciso que a palestra faça parte de um projeto maior... envolvendo outras ações posteriores que garantam o investimento, tempo e mobilização feita na apresentação. Para isso há ações até simples e que envolvem as pessoas... criatividade e experiência ajudam neste planejamento.
Lembre-se: ao contratar uma palestra motivacional, vá além...
Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário.
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